quinta-feira, 30 de junho de 2011

Pontos de Cultura Caxias do Sul ganha 10 pontos selecionados em 2010


No dia 20 de junho, o Prefeito de Caxias do Sul (RS), José Ivo Sartori, esteve no lançamento de uma rede inédita na cidade, composta por 10 Pontos de Cultura. A Rede é resultado de convênio celebrado entre a Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria da Cultura (SMC), e o Ministério da Cultura. O processo de inscrição, avaliação e seleção dos 10 Pontos foi feito no decorrer do ano de 2010, por meio de dois editais públicos.


“São 10 Pontos de Cultura de uma única vez, enquanto Caxias teve apenas um em toda sua história. E a partir dos Pontos de Cultura, Caxias começa a ter os Agentes de Cultura, uma rede integrada formada por pessoas dos mais diversos segmentos, que promoverão cultura em nossa cidade. É um investimento de 1,8 milhões de reais, sendo R$ 1,2 milhão do Ministério da Cultura e R$ 600 mil do município”, destacou o Secretário da Cultura, Antonio Feldmann.

A Chefe de Representação Regional Sul do Ministério da Cultura, Margarete Moraes salientou o destaque estadual e nacional que a cidade tem na área da Cultura. “Não foi à toa que Caxias do Sul conquistou o 1º lugar no Índice de Gestão em Cultura, desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA/IBGE e Ministério da Cultura, e também o título de Capital Brasileira da Cultura 2008. Essa cidade é motivo de orgulho para os gaúchos e hoje dá mais um importante passo neste sentido”.

Para o representante da Rede dos Pontos de Cultura, Josimar Maciel Nunes, é um orgulho para todos os envolvidos neste processo estar comemorando o aniversário do município com um lançamento deste porte. “Essa é mais uma prova de que em Caxias se valoriza a cultura como forma de desenvolvimento social da população, como referência na inclusão social”.

Também estavam presentes o Coordenador do Programa Cultura Viva do MinC, César Piva, o representante da Secretaria de Estado da Cultura, João Paulo Pontes, o diretor geral da SMC, João Tonus,  além de membros do Conselho Gestor da Rede de Pontos de Cultura, diretores e funcionários da SMC.

Cada Ponto oferecerá à comunidade uma sala multiuso destinada a apresentações cênicas, música, vídeo/cinema e palestras, para público de cerca de 100 pessoas. As diretrizes dos Pontos de Cultura de Caxias do Sul são: democratização do acesso à cultura; formação de uma rede de pontos de cultura; valorização das manifestações culturais locais; formação de agentes de cultura; ser referência na sua vocação cultural e produtiva; avaliação continuada e promoção da autonomia e continuidade do Ponto de Cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário