sexta-feira, 27 de maio de 2011

Pontos de Cultura fazem mobilização pela Lei Cultura Viva


Nesta terça-feira (24), chega a Brasília uma caravana de representantes de pontos de cultura, que promovem uma Mobilização Nacional pela Lei Cultura Viva - quatro dias de encontros, audiências, diálogo e celebração. O tom da atividade é de conciliação e busca de diálogo com o Ministério da Cultura e o Legislativo, como forma de garantir "continuidade e avanços" nas políticas do governo.

A caravana estende-se até esta sexta-feira (27) e inclui audiências com secretários do ministério, participação em audiência pública na Câmara dos Deputados e reunião da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura. De abrangência nacional, a mobilização é organizada autônoma e colaborativamente por ativistas do movimento.

"A Marcha à Brasília tem o objetivo de estabelecer um diálogo entre a Comissão Nacional dos Pontos de Cultura e o Ministério da Cultura, deputados da Frente Parlamentar de Cultura e a sociedade brasileira, na luta por políticas públicas de inclusão e de cidadania. Pela garantia da continuidade e dos avanços aos programas culturais desenvolvidos com sucesso no governo Lula, que são modelo para o mundo e que ainda não contemplam a diversidade cultural brasileira. Pela consolidação do Programa Cultura Viva, como política pública de Estado", diz a convocatória do ato, publicada no site da comissão.

É a primeira movimentação de pontos de cultura desde a crise – e aparente superação dela – no Ministério da Cultura. Iniciada por críticas à retirada do selo Creative Commons do site da pasta, as dificuldades da ministra Ana de Hollanda alcançaram seu auge diante de acusações de proximidade excessiva com o Escritório Central de Arrecadação de Direitos (Ecad).

Programação

Durante a mobilização, artistas, educadores, estudantes, mestres e griôs, lideranças religiosas e comunitárias, midialivristas, geeks e brincantes de várias partes do país terão agenda cheia em defesa da continuidade e do avanço do Programa Cultura Viva. Nesta terça, eles reúnem-se com Marta Porto e a equipe da Secretaria de Cidadania Cultural.

Na quarta-feira (25), eles participam da Marcha Nacional dos Pontos de Cultura. O "cortejo cultural" irá rumar até o Congresso Nacional e será movido a sons de tambores, com artistas de rua, circenses, brincantes e manifestações da cultura popular. Na sede do Legislativo, há uma reunião com Ana de Hollanda e membros da Frente Parlamentar de Cultura.

No dia seguinte, nesta quinta-feira (26), a Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados promove audiência pública sobre o Projeto de Lei Cultura Viva. O texto tramita no Congresso e propõe consolidar o Cultura Viva como política permanente de Estado.

Ainda na quinta, começa a reunião da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura. O encontro será realizado na Universidade de Brasília (UnB) e segue até sexta-feira (27).


Nenhum comentário:

Postar um comentário