sexta-feira, 6 de maio de 2011

Pontos de cultura cobram menos burocracia estatal

Representantes de pontos de cultura do Distrito Federal reivindicaram, em audiência pública realizada nesta segunda-feira , que a Câmara Legislativa elabore leis no sentido de diminuir a burocracia para a liberação de recursos estatais. Os pontos de cultura reclamam ainda que o governo passado prometeu recursos, que não foram liberados, e que muitos estão endividados.


O coordenador do Fórum de Cultura do DF, maestro Rênio Quintas, disse que “a idéia dos pontos de cultura é genial, mas a realidade é de pessoas desesperadas”. Segundo ele, “o Estado tem que mudar a sua relação com os artistas. É preciso retomar a confiança e o diálogo, parar de mentir e falar meias verdades”.

Chico Simões, artista do ponto de cultura Invenção Brasileira, destacou que o crescimento no número de pedidos de convênios não foi acompanhado pela capacidade do Estado de atendê-los. “É um problema bom, mas que chama atenção para o surgimento de um novo marco legal para adequar essa realidade”.

Já o coordenador de Apoio à Cultura do GDF, Leonardo Hernandes, cobrou dos parlamentares uma legislação que facilite a contratação de artistas locais e a desburocratização dos convênios para os pontos de cultura. “Este é um problema sério que precisa ser resolvido. Temos que ir além das audiências públicas e legislar”.

Hernandes disse que “se as exigências não forem alteradas, será preciso uma nova secretaria de Cultura apenas para avaliar convênios”. O representante do GDF reafirmou o compromisso do governo de instalar mais 200 pontos de cultura até o final de 2014 e propôs o turismo como opção de financiamento complementar.

O deputado Cláudio Abrantes (PPS), autor da audiência pública para discutir os pontos de cultura, ressaltou que a Casa está empenhada no assunto e conta com uma “robusta Frente Parlamentar em Defesa da Cultura”. “Precisamos avançar na legislação, mas volto a insistir na necessidade da criação de uma Comissão Permanente da Cultura”, afirmou Abrantes. Evandro Garla (PRB), por sua vez, reiterou que a Câmara Legislativa está empenhada em desburocratizar o investimento em cultura.

Leia mais em https://www.cl.df.gov.br/cldf/noticias/audiencia-publica-discute-problemas-dos-pontos-de-cultura


Nenhum comentário:

Postar um comentário