terça-feira, 26 de abril de 2011

Secretaria da Cidadania Cultural inovou na gestão cultural com a criação dos Pontos de Cultura

A Secretaria de Cidadania Cultural (SCC/MinC) foi criada com o objetivo de elaborar, instituir, executar e avaliar programas, projetos e ações estratégicas necessárias à promoção da cidadania cultural. Dentre os seus principais programas está o Cultura Viva que trabalha na formação de redes sócias buscando soluções alternativas e autônomas de gestão cultural.

O Programa promove o intercâmbio, o compartilhamento e a troca de experiências por meio de residências artísticas em Pontos de Cultura (PCs) de todo o país administrados por entidades reconhecidas e apoiadas financeira e institucionalmente pelo Ministro da Cultura que desenvolvem ações de impacto sociocultural em suas comunidades. Foram criados, até abril de 2010, 2,5 mil PCs em 1.122 cidades brasileiras, atuando em redes sociais, estéticas e políticas.

O Cultura Viva ganhou nova dimensão com o Programa Mais Cultura, o que possibilitou a assinatura de convênios com 24 estados e 16 municípios para implantação de Redes de Pontos de Cultura, ampliando o alcance do Cultura Viva e criando redes de Pontos de Cultura, que garantam que os pontos estejam em contato e trocando experiências.

Os Pontos estão ligados a diferentes redes – municipal, estadual ou federal – o que possibilita um maior intercâmbio das instituições com a sociedade civil por meio de Fóruns, das Teias (encontros nacionais e regionais) e das reuniões da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura.

Até 2009, foram investidos pelo Programa Cultura Viva R$ 365,7 milhões em 8.987 iniciativas em todo o Brasil. Destes investimentos, R$65 milhões foram para a criação de 1.084 novos Pontos de Cultura.

 Uma das ações da Secretaria de Cidadania Cultural, em parceria com o Centro de Programas Integrados (Cepin) da Fundação Nacional de Artes (Funarte), promove o intercâmbio, o compartilhamento e a troca de experiências por meio de residências artísticas em Pontos de Cultura de todo o país. Os projetos são selecionados pelo edital do Prêmio Interações Estéticos que, na edição de 2010, contemplou 137 propostas.


O prêmio Tuxaua Cultura Viva, outro edital realizado dentro do Programa foi criado com o objetivo de ampliar a rede de Pontos de Cultura, que aumentou de cerca de 800 para 2500 PCs. O Edital do prêmio contemplou, em 2009, 80 projetos para a mobilização e articulação da rede dos Pontos de Cultura do Programa Cultura Viva.

O prêmio Areté, mais uma ação da SCC, tem como objetivo incentivar a troca de saberes em seminários e oficinas, festividades, mostras de poesia, literatura, artes plásticas, teatro, cinema, circo, capoeira e música, além da viabilização de shows, feiras e exposições. A iniciativa busca fomentar a celebração da diversidade cultural brasileira como uma ação de política pública que promova, afirme e fortaleça a comunidade, seus saberes e as redes sociais que a compõem. Em sua primeira edição, em 2009, o Prêmio Areté, contemplou 165 projetos de eventos culturais promovidos pelos Pontos de Cultura.

A ação tem por finalidade apoiar e possibilitar a articulação de Pontos de Cultura nos mais variados sistemas produtivos da cultura e nas mais diversas manifestações e expressões de linguagens artísticas. O projeto é desenvolvido tem como base as práticas e modelos de negócios da Economia Solidária, uma vez que esta promove autonomia através da articulação em rede, da colaboração, do crescimento sustentável e do comércio justo.

(Texto: Isabelle Albuquerque, Ascom/SCC)
(Fotos: Italo Rios)
(Edição de texto: Heli Espíndola,Ascom/MinC)
(Edição de Imagens: Marina Ofugi, Ascom/MinC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário