terça-feira, 5 de abril de 2011

PONTOS DE CULTURA PELO BRASIL AFORA

A cultura em Garibaldi deu um passo decisivo e fundamental na noite desta quinta-feira, 17, com o lançamento da Rede Pontos de Cultura. A solenidade foi realizada no auditório da Fisul, e contou com a participação de autoridades e de representantes de todas as áreas da cultura do município.

Também marcou presença no evento o coordenador da Política dos Pontos de Cultura do Rio Grande do Sul, João Pontes, que destacou a revolução desse modo de fazer cultura no país.

Já a secretária Municipal de Educação e Cultura, Carmen Dalcin Salvagni, destacou o trabalho de toda a equipe, em especial do Setor de Cultura da prefeitura, enfatizando que os Pontos de Cultura serão um marco do setor para o município.

Durante o evento, cada entidade proponente apresentou uma pequena mostra de seu trabalho: os artesãos expuseram parte de suas obras, a Apae apresentou a esquete teatral "Clownboxer" e o Coral Carlos Gomes brindou o público com três canções. Um representante de cada um dos proponentes falou ao público, explicando como funcionarão as oficinas e destacando o apoio recebido.

Saiba como funcionam os Pontos de Cultura

Através dos Pontos de Cultura, os gestores terão a missão de difundir a cultura a toda a comunidade, através de oficinas, cursos e ações culturais. São três entidades proponentes, mas por trás delas, há todo um setor envolvido. Cada uma receberá R$ 180 mil, em 30 meses, para que sejam desenvolvidas oficinas, cursos e outras atividades para a comunidade.

"Cenas e Acordes" – Este ponto tem como entidade proponente o Coral Carlos Gomes, e tem como entidades parceiras o Coral Santa Cecília, Coral Fratelli, Sabbi's Informática, Grupo de Teatro Hora Vaga e Escola de Dança Expressão. Serão oferecidas cinco oficinas permanentes a toda a comunidade: canto (teoria musical), técnica vocal, dança, teatro e animação.
 "Fazendo a Diferença" – Tendo como proponente a Apae, este ponto irá oferecer para os estudantes com necessidades especiais oficinas de teatro, dança, música, artes circenses, teatro circence (acrobacias) e artesanato.
"Resgate da memória" – Este ponto tem como proponente a Associação dos Artesãos de Garibaldi, e envolve, além deles, o Grupo de Cantoria Italiana Stella D'Itália, o grupo de Danças Stella D'Itália, Associação dos Condutores de Turismo, Associação Estrada do Sabor, vários artistas plásticos, entre outras pessoas físicas. Serão oferecidas 29 oficinas de dança, canto, artesanato, cultura italiana, turismo, artes plásticas, entre outras.

Para o prefeito Cirano Cisilotto, está sendo instituído uma nova forma de se pensar a cultura em Garibaldi. "Antigamente, os gestores viam a cultura apenas como um grande show de um artista famoso, ou o concerto de uma Orquestra Filarmônica. Nós entendemos que cultura é muito mais do que isso. Tanto é que estamos valorizando as entidades de bairro, que promovem a cultura. Nosso objetivo é que as novas gerações tenham acesso à cultura desde o começo de suas vidas, para que, quando jovens e adultas, possam reivindicar cultura com a mesma vontade que reivindicam saúde e obras públicas", disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário