domingo, 20 de março de 2011

O Que São Pontos de Cultura?


O Ponto de Cultura é a ação prioritária do “Cultura Viva” e articula todas as demais ações deste programa. Para se tornar um Ponto de Cultura é preciso que uma iniciativa da sociedade civil seja selecionada pelo Minc por meio de edital público. A partir daí, um convênio é estabelecido para o repasse de recursos e o Ponto de Cultura se torna responsável por articular e impulsionar ações já existentes em suas comunidades. O Ponto de Cultura não tem um modelo único de instalações físicas, de programação ou de atividades. Um aspecto comum a todos é a transversalidade da cultura e a gestão compartilhada entre poder público e a comunidade. 
Atualmente, existem 800 Pontos de Cultura em todo o Brasil, que foram selecionados pela Secretaria de Programas e Projetos Culturais (atualmente Secretaria de Cidadania Cultural) do MinC por meio de editais. Cada um dos Pontos recebe uma quantia de até R$ 185 mil, divididos em cinco parcelas semestrais para investir de acordo com a proposta do projeto apresentado. 
Parte do incentivo recebido na primeira parcela, no valor mínimo de R$ 20 mil, é utilizado para aquisição de equipamento multimídia em software livre (os programas serão oferecidos pela coordenação), composto por microcomputador, mini-estúdio para gravação de CD, câmera digital, ilha de edição e outros materiais que sejam importantes para o Ponto de Cultura. Essa iniciativa é outra ação do programa, o Cultura Digital. O papel do Ministério da Cultura é o de agregar recursos e novas capacidades a projetos e instalações já existentes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário