quinta-feira, 30 de junho de 2011
PONTOS DE CULTURA DO BRASIL: Pontos de Cultura Caxias do Sul ganha 10 pontos se...
PONTOS DE CULTURA DO BRASIL: Pontos de Cultura Caxias do Sul ganha 10 pontos se...: "No dia 20 de junho, o Prefeito de Caxias do Sul (RS), José Ivo Sartori, esteve no lançamento de uma rede inédita na cidade, composta por 10..."
Pontos de Cultura Caxias do Sul ganha 10 pontos selecionados em 2010
No dia 20 de junho, o Prefeito de Caxias do Sul (RS), José Ivo Sartori, esteve no lançamento de uma rede inédita na cidade, composta por 10 Pontos de Cultura. A Rede é resultado de convênio celebrado entre a Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria da Cultura (SMC), e o Ministério da Cultura. O processo de inscrição, avaliação e seleção dos 10 Pontos foi feito no decorrer do ano de 2010, por meio de dois editais públicos.
“São 10 Pontos de Cultura de uma única vez, enquanto Caxias teve apenas um em toda sua história. E a partir dos Pontos de Cultura, Caxias começa a ter os Agentes de Cultura, uma rede integrada formada por pessoas dos mais diversos segmentos, que promoverão cultura em nossa cidade. É um investimento de 1,8 milhões de reais, sendo R$ 1,2 milhão do Ministério da Cultura e R$ 600 mil do município”, destacou o Secretário da Cultura, Antonio Feldmann.
A Chefe de Representação Regional Sul do Ministério da Cultura, Margarete Moraes salientou o destaque estadual e nacional que a cidade tem na área da Cultura. “Não foi à toa que Caxias do Sul conquistou o 1º lugar no Índice de Gestão em Cultura, desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA/IBGE e Ministério da Cultura, e também o título de Capital Brasileira da Cultura 2008. Essa cidade é motivo de orgulho para os gaúchos e hoje dá mais um importante passo neste sentido”.
Para o representante da Rede dos Pontos de Cultura, Josimar Maciel Nunes, é um orgulho para todos os envolvidos neste processo estar comemorando o aniversário do município com um lançamento deste porte. “Essa é mais uma prova de que em Caxias se valoriza a cultura como forma de desenvolvimento social da população, como referência na inclusão social”.
Também estavam presentes o Coordenador do Programa Cultura Viva do MinC, César Piva, o representante da Secretaria de Estado da Cultura, João Paulo Pontes, o diretor geral da SMC, João Tonus, além de membros do Conselho Gestor da Rede de Pontos de Cultura, diretores e funcionários da SMC.
Cada Ponto oferecerá à comunidade uma sala multiuso destinada a apresentações cênicas, música, vídeo/cinema e palestras, para público de cerca de 100 pessoas. As diretrizes dos Pontos de Cultura de Caxias do Sul são: democratização do acesso à cultura; formação de uma rede de pontos de cultura; valorização das manifestações culturais locais; formação de agentes de cultura; ser referência na sua vocação cultural e produtiva; avaliação continuada e promoção da autonomia e continuidade do Ponto de Cultura.
domingo, 26 de junho de 2011
PONTOS DE CULTURA DO BRASIL: Ponto de Cultura formado por jovens do Semiárido b...
PONTOS DE CULTURA DO BRASIL: Ponto de Cultura formado por jovens do Semiárido b...: "15/06/2011 Com o apoio da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e do Instituto de Radiodifusão da Bahia Atuando há cerca de doz..."
Ponto de Cultura formado por jovens do Semiárido baiano participa de Semana Cultural na Alemanha
15/06/2011
Atuando há cerca de doze anos com projetos culturais no pequeno município de Pintadas – Bahia, a Companhia de Arte Cênica Rheluz foi escolhida para representar o Brasil no evento internacional realizado na Alemanha, a Semana Cultural SiebenGiebelHof 2011.
Uma comitiva de dez representantes da Companhia Rheluz parte dia 18 de junho para apresentar a experiência de jovens que utilizam o teatro, a dança, música, audiovisual e manifestações populares nos municípios do Território de Identidade Bacia do Jacuípe em projetos, tais como: Arte pela Educação na Bacia do Jacuípe, que oferece formação em artes para professores da rede pública de ensino; Festival Regional de Sambadores, que fomenta o samba rural da região; e, o Pensar Filmes, que integra um curso profissional de cinema e um núcleo de produção audiovisual que realiza cobertura de atividades culturais (www.pensarfilmes.com).
Com o apoio da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e do Instituto de Radiodifusão da Bahia – IRDEB, a participação da Companhia Rheluz na Semana Cultural SiebenGiebelHof 2011 resultará ainda na produção de um vídeo do Núcleo Pensar Filmes sobre o intercâmbio.
Semana Cultural SiebenGiebelHof 2011 – constitui-se na promoção das manifestações da cultura e da arte popular na contemporaneidade, criando um espaço intercontinental de celebração e intercâmbio em experiências protagonizadas pela juventude. Possibilita ainda um diálogo pela diversidade e valorização da arte e da cultura como ferramentas estratégicas para a promoção da cidadania e dos direitos humanos, numa perspectiva de sustentabilidade e cooperação entre os povos.
Com informações da Secult/BA.
quarta-feira, 15 de junho de 2011
Ação colaborativa entre e MinC e Comissão Paulista visa identificar problemas relacionados à prestação de contas de Pontos de Cultura
Com o intuito de detectar dúvidas e problemas relativos à prestação de contas dos Pontos de Cultura de São Paulo, o Ministério da Cultura inicia, na próxima semana, uma ação colaborativa com a Comissão Paulista de Pontos de Cultura com o objetivo de tipificar as principais questões que geram dificuldade às organizações. A iniciativa é resultado de reunião ocorrida com Pontos de Cultura durante a edição paulista dos Encontros Rumo à Cidadania Cultural, realizada no mês de abril.
A colaboração é resultado de encontro realizado em São Paulo no dia 14 de abril. Foto: MinC/divulgação
A Comissão indica que cerca de 175 Pontos de Cultura devem estar inadimplentes, o que ocasiona atraso na liberação das demais parcelas do convênio firmado com o MinC e Governo de São Paulo, assim como impede as organizações, muitas vezes, de realizarem outras ações com entes governamentais e concorrer a editais públicos.
Durante a reunião de abril, foi indicado como principal foco do trabalho da comissão identificar a situação dos Pontos de Cultura selecionados nos editais 1, 2 e 3 e que estão no último ano de vigência de convênio. Grande parte deles realizou alterações no Plano de Trabalho sem a autorização formal do MinC.
Do outro lado, o MinC encontrou dificuldades para cumprir alguns termos dos convênios, especialmente a cláusula que estabelecia que somente após a análise da prestação de contas da primeira parcela de convênio seria liberada a terceira e última para ser executada.
A definição dos representantes e a minuta do trabalho foram acertados pela Secretaria de Cidadania Cultural, a Comissão Paulista de Pontos de Cultura e a Representação Regional São Paulo do MinC (RRSP/MinC). Constituida de forma paritária, serão três representantes de cada uma das instâncias envolvidas. A colaboração está prevista para durar 60 dias. O resultado do trabalho deverá ser um “caderno técnico” com instruções para os proponentes regularizarem suas situações de forma a agilizar o andamento dos processos.
“A proposta desta Comissão é mapear as pendências de prestação de contas dos Pontos e Pontões de Cultura. Iremos trabalhar com o intuito de facilitar a resolução dos problemas de execução”, explica Tadeu Di Pietro, Chefe da RRSP/MinC e membro da comissão. Veja a seguir como ela está composta:
Ministério da Cultura
Secretaria de Cidadania Cultural
Angélica Salazar P. Mesquita
Elaine Rodrigues Santos
Neide Aparecida da Silva
Representação Regional São Paulo
Frederico Chapeval Roth
Tadeu Di Pietro
Tassia Toffoli Nunes
Comissão Paulista e Comissão Nacional de Pontos de Cultura
Maria Stela Cabral
Ronaldo Lima
Veridiana Negrini
Texto: Comunicação SCC-SID/MinC
domingo, 5 de junho de 2011
Cultura Viva gera 33 mil empregos, diz ex-secretário do MinC
Idealizador do Programa Nacional de Cultura, Educação e Cidadania (Cultura Viva), o historiador Célio Turino disse há pouco que 33 mil postos de trabalho são gerados apenas pelo Pontos de Cultura (um dos projetos com compõem o Cultura Viva).
Turino, que foi secretário de Cidadania Cultural no Ministério da Cultura (MinC), participa de audiência pública da Comissão de Educação e Cultura sobre o Projeto de Lei 757/11, de autoria da deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), que torna o Cultura Viva um programa permanente do ministério.
Para o historiador, o programa, ao reconhecer e estimular as manifestações culturais populares, promove a autoestima das populações.
Segundo ele, o projeto que institucionaliza o programa vem em boa hora e garantirá que todas as conquistas não se percam.
Importância
O professor Giuseppe Cocco, da Rede Universidade Nômade do Programa de Pós-Graduação da Escola de Comunicação da UFRJ, disse que o mérito da política cultura instituída pelos Pontos de Cultura é reconhecer movimentos culturais que já existem e garantir a sua continuidade. “Os Pontos de Cultura são tão importantes para o Brasil quanto o Bolsa Família”, defendeu.
O coordenador dos Projetos Grão de Luz e Griô e Ação Griô Nacional (projetos que valorizam a tradição oral das comunidades), Márcio Griô, disse há pouco que o Programa Cultura Viva estimula a autonomia e o protagonismo dos artistas. “A gestão compartilhada com o Ministério da Cultura permite um diálogo horizontal do Poder Público com a sociedade civil”, destacou.
Segundo ele, hoje mais de 40 pessoas fazem a gestão do Ação Griô, que é um dos projetos beneficiados pelo Programa Cultura Viva, do Ministério da Cultura.
Assinar:
Postagens (Atom)